Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAQRK
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso da calculadora no ensino de conteúdos de estatística
Autor(es): Juliana Gonçalves Ferreira Lima
Primeiro Orientador: Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Primeiro membro da banca : Wagner Ahmad Auarek
Resumo: A Estatística faz parte da vida de qualquer cidadão, por meio dela é possível coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados tornando mais claro o conhecimento de uma determinada realidade. Este estudo tem como tema o uso da calculadora no ensino de conteúdos da Estatística, mais especificamente no que se refere aos cálculos de Média Aritmética e Média Ponderada. Acreditamos que os recursos tecnológicos em especial a calculadora são fortes aliados no processo educativo. Relataremos a execução e a análise de um Plano de Ação, organizado por meio de duas sequências didáticas realizadas com um grupo de 20 alunos do 1ª ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual pertencente ao município de Congonhas/MG. O objetivo deste trabalho é propor tarefas e atividades que propiciem o desenvolvimento do pensamento estatístico no Ensino Médio através de temas geradores, do uso de materiais de manipulação e principalmente o uso de calculadoras.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatistica matematica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAQRK
Data do documento: 27-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_juliana_gon_alves_ufmg.pdf492.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.