Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
Autor(es): | Maria Conceição dos Reis |
primer Tutor: | Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
primer miembro del tribunal : | Wagner Ahmad Auarek |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático. |
Asunto: | Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.