Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.referee1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorMaria Conceição dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:47:36Z-
dc.date.available2019-08-14T09:47:36Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo Onlinept_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMultiplicação com Números Naturaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectJogos de Regrapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturaispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.