Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tania Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wagner Ahmad Auarek | pt_BR |
dc.creator | Maria Conceição dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T09:47:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T09:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo Online | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Multiplicação com Números Naturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Regra | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.