Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBMAQ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Orçamento participativo escola: análise de uma prática pedagógica |
Autor(es): | Dirce Maria Taroni |
primer Tutor: | Kely Cristina Nogueira Souto |
primer miembro del tribunal : | Maria Elisa de Araujo Grossi |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do Orçamento Participativo Escola, que vem sendo realizada na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa desde 2011. Busca-se conhecer em que medida a iniciativa institucional se constitui como um fator fundamental para a implementação e consolidação de práticas participativas de gestão. No OP Escola, a direção da escola separou parte dos recursos a ela repassados, cujo destino foi debatido edecidido pelos alunos, professores e funcionários da escola. Inicialmente, foi feita, em sala de aula, a discussão de uma cartilha sobre democracia participativa e práticas participativas de gestão. Nesta mesma oportunidade, foram eleitos os representantes de turma e seus respectivos suplentes. Passou-se, então, à assembleia geral, quando a direção da escola apresentou as diretrizes para formulação de propostas e anunciou o valor dos recursos disponíveis. Em seguida,cada uma das turmas da escola fez uma pequena assembleia, na qual escolheram a proposta da turma para utilização dos recursos. Estas propostas foram submetidas a votação em primeiro e segundo turno. Nestas votações, participaram professores, funcionários e alunos, cada um com direito a um voto. No primeiro turno, houve votações separadas em cada um dos turnos. No segundo turno, juntou-se as três propostas mais bem votadas de cada um dos turnos, para a escolha de uma delas. Neste trabalho, a proposta é fazer uma análise dessa prática pedagógica, buscando compreender a importância da iniciativa institucional na implementação e consolidação de práticas participativas de gestão. É sabido que, desde a Constituição de 1988, a gestão democrática na escola pública foi institucionalizada como princípio e diretriz constitucional. Foi implementada a eleição direta de dirigentes e de conselhos escolares. No entanto, o cotidiano da escola, muitasvezes, ainda reflete práticas centralizadoras e autoritárias. A mudança na cultura política não se faz por decreto e exige esforços e aprendizado cotidiano. A prática do OP Escola vem demonstrando que ainda são necessárias muitas ações para que a democratização da gestão escolar se consolide como um modo de gestão dentro do cotidiano escolar. |
Asunto: | Educação Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBMAQ |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
op_escola.pdf | 201.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.