Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PFRVR
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Identidade racial a partir do censo escolar |
Authors: | Ilza Marina Rehfeld Santos |
First Advisor: | Jose Eustaquio de Brito |
First Referee: | Ana Amelia de Paula Laborne |
Abstract: | Na classificação racial brasileira, o quesito cor/raça é tema de investigação que tem ganhado maior visibilidade pública nos últimos anos graças à mobilização dos movimentos sociais por ações afirmativas para a população negra, nos mais diversos segmentos sociais, especialmente na educação. Ações afirmativas são adotadas para minimizar as disparidades e desigualdades sociais entre os diferentes grupos étnico-raciais brasileiros. No censo escolar, quem declara a variável raça/cor do aluno/a é seu responsável legal. Partindo então, do pressuposto que a maioria dos pais e mães não compreende o real sentido da classificação racial, além de possuir uma grande dificuldade em aceitar as categorias censitárias, realizei consulta a um grupo de adolescentes da Rede Municipal de Belo Horizonte / MG, objetivando conhecer a variável raça/cor na auto declaração dos alunos (as) do 3º ciclo do ensino fundamental, considerados sujeitos sociais do direito a expressar sua opinião e identidade. Ao apresentar a conceituação de cor e raça como construção político-social, o trabalho intitulado Identidade Racial a partir do Censo Escolar problematiza e discuti sobre a classificação racial com vasto referencial teórico e apresenta os resultados da consulta aplicada ao público-alvo. Na análise dos resultados obtidos, observa-se que mesmo na falta de informações oriundas do censo, do próprio saber, da própria família e do silenciamento da Lei 10639/03 no espaço escolar, adolescentes de 12 a 15 anos compreendem a classificação racial e estão melhor preparados que seus responsáveis para responderem o censo escolar. Contudo aluno/as consultados demonstram carência de formação na construção da identidade racial. |
Subject: | Educação Negros Identidade racial Relações etnicas |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PFRVR |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ilza_mariana_rehfeld_santos.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.