Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPGQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Diversidade étnica e cultural na EMIP: como trabalhá-la a partir da biblioteca
Autor(es): Maria Giuseppa Peluso
Primeiro Orientador: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de ações afirmativas, desenvolvidas no ano de 2011, na Biblioteca Guilherme Azevedo Lage da Escola Municipal Israel Pinheiro, com alunos da Educação Infantil, 1°, 2°, 3° ciclos. Tendo como objetivo a implementação da lein° 10.639/03,buscou-se desenvolver ações culturais que contribuíssem para o processo de reconstrução da identidade étnico-racial e da auto-estimada criança negra, dos adolescentese adultos afrodescendentes. Observou-se no cotidiano escolar pouca atenção à valorização dos negros no currículo: os trabalhos propostos na escola que falam do povo africano estão restritos às comemorações de 13 de maio e 20 de novembro.Percebe-se que o negro e o mestiços e sentem inferiorizados neste ambiente escolar onde sua imagem é omitida ou mostrada de maneira negativa, como falta deprestígio social e histórico.Portanto, foi desenvolvido um trabalho durante todo ano de 2011, trabalhamos como incentivo à leiturada literatura infantil e juvenil afrodescendente. Trabalhamos em equipe com professores de Geografia, Ciências, História, monitores da Escola Integrada e em parceria com o Centro Cultural do bairro. O reconhecer exige a valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, sua cultura e história. Significa buscar, compreender seus valores e lutas, eliminando qualquer tipo de silenciamento e discriminação. A biblioteca tem papel importantíssimo para eliminação das discriminações ao proporcionar acesso a registros culturais diferenciados indispensáveis para consolidação e conserto do Brasil como espaço democrático e igualitário. Tomamos principalmente referencial teórico MILANESI(1993;2002), CAMPELLO(2008), FREIRE(1987;2003;2008), DAYRELL(1996), MUNANGA(1999;2003) e GOMES(2008;2009). Consideramos que este trabalho inicia uma conscientização que faz cessar o silêncio que muitas vezes domina o tratamento do tema, suscita o reconhecimento das riquezas deixadas pela África na formação e desenvolvimento do nosso país. A adesão ao projeto na escola foi satisfatória, contando com apoio dagestão, coordenação e corpo docente, mas representa o início de uma ação que deve se enraizar no cotidiano escolar.
Assunto: Programas de ação afirmativa
Educação
Relações etnicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPGQ
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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