Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPGQ
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dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorMaria Giuseppa Pelusopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:50:50Z-
dc.date.available2019-08-09T20:50:50Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPGQ-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relato de ações afirmativas, desenvolvidas no ano de 2011, na Biblioteca Guilherme Azevedo Lage da Escola Municipal Israel Pinheiro, com alunos da Educação Infantil, 1°, 2°, 3° ciclos. Tendo como objetivo a implementação da lein° 10.639/03,buscou-se desenvolver ações culturais que contribuíssem para o processo de reconstrução da identidade étnico-racial e da auto-estimada criança negra, dos adolescentese adultos afrodescendentes. Observou-se no cotidiano escolar pouca atenção à valorização dos negros no currículo: os trabalhos propostos na escola que falam do povo africano estão restritos às comemorações de 13 de maio e 20 de novembro.Percebe-se que o negro e o mestiços e sentem inferiorizados neste ambiente escolar onde sua imagem é omitida ou mostrada de maneira negativa, como falta deprestígio social e histórico.Portanto, foi desenvolvido um trabalho durante todo ano de 2011, trabalhamos como incentivo à leiturada literatura infantil e juvenil afrodescendente. Trabalhamos em equipe com professores de Geografia, Ciências, História, monitores da Escola Integrada e em parceria com o Centro Cultural do bairro. O reconhecer exige a valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, sua cultura e história. Significa buscar, compreender seus valores e lutas, eliminando qualquer tipo de silenciamento e discriminação. A biblioteca tem papel importantíssimo para eliminação das discriminações ao proporcionar acesso a registros culturais diferenciados indispensáveis para consolidação e conserto do Brasil como espaço democrático e igualitário. Tomamos principalmente referencial teórico MILANESI(1993;2002), CAMPELLO(2008), FREIRE(1987;2003;2008), DAYRELL(1996), MUNANGA(1999;2003) e GOMES(2008;2009). Consideramos que este trabalho inicia uma conscientização que faz cessar o silêncio que muitas vezes domina o tratamento do tema, suscita o reconhecimento das riquezas deixadas pela África na formação e desenvolvimento do nosso país. A adesão ao projeto na escola foi satisfatória, contando com apoio dagestão, coordenação e corpo docente, mas representa o início de uma ação que deve se enraizar no cotidiano escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Étnicopt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectRelato de Experiênciaspt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.titleDiversidade étnica e cultural na EMIP: como trabalhá-la a partir da bibliotecapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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