Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPUN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorMarlene das Dores do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:17:26Z-
dc.date.available2019-08-10T11:17:26Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHPUN-
dc.description.resumoLevando em consideração que estamos vivendo o contexto de busca pela implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/08, visando à valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; o trabalho apresentado pretende discutir a relevância do cumprimento destas e o fundamental papel do currículo, que se materializa na proposta pedagógica da instituição, subsidiando o trabalho docente. A abordagem visa a análise da estrutura e da função do currículo como elemento imprescindível ao processo de promoção da igualdade racial no ambiente escolar. A metodologia traça um caminho entre debates, cursos de formação e atividades práticas. Buscamos apresentar algumas reflexões acerca das questões étnico-raciais, sua relevância no âmbito educacional e social. O foco é a constituição da identidade da criança negra na escola. Pode o currículo, potencializar o fortalecimento de uma educação pautada no respeito à diversidade étnica e o reconhecimento da importância do continente africano na construção da história da humanidade? Como resultado, pretende-se contribuir para o debate a respeito destas questões, assim superando o racismo no espaço escolar. O cenário é a Escola Municipal Pedro Nava e para estas ações, contou-se com o envolvimento de toda a equipe pedagógica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeispt_BR
dc.subjectReorientação Curricularpt_BR
dc.subjectIgualdade Racialpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurriculos  Mudançapt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.title10.639/03 e 11.645/08: reorientações curriculares numa escola municipalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_2012_marlene.pdf288.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.