Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHQDX
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Versos em preto e branco no colorido universo africano: uma chamada para reflexão e reconstrução do pensamento
Autor(es): Marta Cristina Trindade Cézar
Primeiro Orientador: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Resumo: O reconhecimento da influência que a imagem exerce, na inegável desvalorização e depreciação do negro e de tudo que se refere ao continente africano, no Brasil, principalmente pela mídia e outros veículos de comunicação de massa, foi o detonador de questionamentos que levaram a este trabalho de pesquisa e ação. Inicialmente a proposta é fazer o caminho inverso, apresentando imagens positivas, que potencializam a África, os africanos e sua cultura, comparadas às imagens que nos são apresentadas diariamente, associados a leitura e produção de poemas. Aposta-se na sensibilidade como geradora de reflexões. Acreditando na capacidade de envolvimento e prazer que a poesia propicia, e que, o debate de idéias e pensamentos podem resultar em obras de forte expressão, capazes de desconstruir esteriótipos e promover o senso crítico, é que este trabalho acredita na leitura e construção coletiva de poemas à partir da observação de imagens de uma África nunca vista no cotidiano de nossas escolas.
Abstract: The recognition of the influence that the image is undeniable, and the depreciation and devaluation black everything that refers to the African continent, in Brazil, mainly by the media and other vehicles of mass communication, was the detonator of questioning that led to this work of research and action. Initially the proposal is to make the reverse path, showing positive images, that empower Africa, Africans and their culture, compared the images that are presented daily, associated with the production and reading of poems. Betting on the sensitivity as a generator of reflections. Believing in the ability of involvement and enjoyment that poetry, and that the debate of ideas and thoughts can result in strong expression works, able to deconstruct stereotypes and promote the critical sense, is that this work believes in reading and collective construction of poems from the observation of images of an Africa never seen in our everyday life of our schools.
Assunto: Educação
Relações etnicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHQDX
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho__laseb__ltima_vers_o_0001.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.