Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHQDX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorMarta Cristina Trindade Cézarpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:29:42Z-
dc.date.available2019-08-12T18:29:42Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHQDX-
dc.description.abstractThe recognition of the influence that the image is undeniable, and the depreciation and devaluation black everything that refers to the African continent, in Brazil, mainly by the media and other vehicles of mass communication, was the detonator of questioning that led to this work of research and action. Initially the proposal is to make the reverse path, showing positive images, that empower Africa, Africans and their culture, compared the images that are presented daily, associated with the production and reading of poems. Betting on the sensitivity as a generator of reflections. Believing in the ability of involvement and enjoyment that poetry, and that the debate of ideas and thoughts can result in strong expression works, able to deconstruct stereotypes and promote the critical sense, is that this work believes in reading and collective construction of poems from the observation of images of an Africa never seen in our everyday life of our schools.pt_BR
dc.description.resumoO reconhecimento da influência que a imagem exerce, na inegável desvalorização e depreciação do negro e de tudo que se refere ao continente africano, no Brasil, principalmente pela mídia e outros veículos de comunicação de massa, foi o detonador de questionamentos que levaram a este trabalho de pesquisa e ação. Inicialmente a proposta é fazer o caminho inverso, apresentando imagens positivas, que potencializam a África, os africanos e sua cultura, comparadas às imagens que nos são apresentadas diariamente, associados a leitura e produção de poemas. Aposta-se na sensibilidade como geradora de reflexões. Acreditando na capacidade de envolvimento e prazer que a poesia propicia, e que, o debate de idéias e pensamentos podem resultar em obras de forte expressão, capazes de desconstruir esteriótipos e promover o senso crítico, é que este trabalho acredita na leitura e construção coletiva de poemas à partir da observação de imagens de uma África nunca vista no cotidiano de nossas escolas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Étnico-Racialpt_BR
dc.subjectInfluência da Imagempt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.titleVersos em preto e branco no colorido universo africano: uma chamada para reflexão e reconstrução do pensamentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho__laseb__ltima_vers_o_0001.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.