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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Comunicação em saúde: um processo na assistência de qualidade
Autor(es): Ilda Conceição de Araújo
primer Tutor: Walter Batista Cicarini
primer miembro del tribunal : Allana dos Reis Correa
Resumen: Este trabalho,discute a importância da educação permanente e dacomunicação de enfermagem como suporte para uma assistência dequalidade, eficaz e segura. Aborda especificamente as práticas de enfermagem tendo como promotora a educação permanente para melhoramento da comunicação entre enfermagem e os pacientes. Com isso o cuidado em saúde pode trazer consigo dificuldades na comunicação entre enfermagem e pacientes e/ou acompanhantes, o que pode acarretar falhas na assistência. Destaforma a educação continuada pode ser a forma de se promover uma comunicação eficiente, capaz de sanar os mais diversos anseios daquele que está sendo assistido.Foi com este intuitoestudar e buscar dados na literatura, a efetividade dos diferentes métodos de educação continuada que possibilitam melhoria na qualidade da assistência de comunicação em enfermagem, "tendo como exemplo a comunicação no ato da punção do acesso venoso periférico", uma vez que essa poderia evitar falhas mais conhecidas como iatrogênicas. Neste sentido, observa-se que para se melhorar a relação no ambiente hospitalar entre o enfermeiro e o paciente, com isso a solução seria uma educação continuada que promova conhecimento dos profissionais sobre o tema, implicando maior adesão destes as formas de comunicação. Para repassar informações que perpassam segurança, é preciso que o profissional tenha conhecimento para exercer esta função. Mais que conhecimento, é preciso que o profissional mantenha-se articulado com as inovações do tema, adequando-as à sua realidade de trabalho e às necessidades dos indivíduos. A educação permanente apresenta-se como ferramenta de transformação dosprocessos de trabalho, promovendo um crescimento profissional, pessoal e social.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJEDF
Fecha del documento: 27-may-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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