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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJEDF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Walter Batista Cicarini | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Allana dos Reis Correa | pt_BR |
dc.creator | Ilda Conceição de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:26:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJEDF | - |
dc.description.resumo | Este trabalho,discute a importância da educação permanente e dacomunicação de enfermagem como suporte para uma assistência dequalidade, eficaz e segura. Aborda especificamente as práticas de enfermagem tendo como promotora a educação permanente para melhoramento da comunicação entre enfermagem e os pacientes. Com isso o cuidado em saúde pode trazer consigo dificuldades na comunicação entre enfermagem e pacientes e/ou acompanhantes, o que pode acarretar falhas na assistência. Destaforma a educação continuada pode ser a forma de se promover uma comunicação eficiente, capaz de sanar os mais diversos anseios daquele que está sendo assistido.Foi com este intuitoestudar e buscar dados na literatura, a efetividade dos diferentes métodos de educação continuada que possibilitam melhoria na qualidade da assistência de comunicação em enfermagem, "tendo como exemplo a comunicação no ato da punção do acesso venoso periférico", uma vez que essa poderia evitar falhas mais conhecidas como iatrogênicas. Neste sentido, observa-se que para se melhorar a relação no ambiente hospitalar entre o enfermeiro e o paciente, com isso a solução seria uma educação continuada que promova conhecimento dos profissionais sobre o tema, implicando maior adesão destes as formas de comunicação. Para repassar informações que perpassam segurança, é preciso que o profissional tenha conhecimento para exercer esta função. Mais que conhecimento, é preciso que o profissional mantenha-se articulado com as inovações do tema, adequando-as à sua realidade de trabalho e às necessidades dos indivíduos. A educação permanente apresenta-se como ferramenta de transformação dosprocessos de trabalho, promovendo um crescimento profissional, pessoal e social. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.title | Comunicação em saúde: um processo na assistência de qualidade | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
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