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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A avaliação na Educação Permanente em Saúde
Autor(es): Adriana Soares Nogueira Costa
primer Tutor: Geralda Fortina dos Santos
Resumen: O enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúde
Abstract: The focus of continuing education is a major change in the design and the practical training of health workers, integrating teaching learning daily life of institutions, through a problembased teaching and meaningful learning. Learning is the act of building critical awareness of reality and has the evaluative practice as a tool facilitating this process. From this premise, the aim of this study was to identify the evaluation processes used in Continuing Education in Health. This is a literature survey in the databases of the Virtual Health Library and explained through a narrative review of the literature. Seven articles that address different evaluationprocesses, demonstrating the positive effects of continuing education performance and professional satisfaction and health outcomes were analyzed. There was a predominance of regulatory reviews, the implementation of evaluative research, conducted with methodological rigor, to verify the effectiveness, efficiency and impact of the program onhealth practices is necessary.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK
Fecha del documento: 14-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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