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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Geralda Fortina dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Adriana Soares Nogueira Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T02:13:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T02:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK | - |
dc.description.abstract | The focus of continuing education is a major change in the design and the practical training of health workers, integrating teaching learning daily life of institutions, through a problembased teaching and meaningful learning. Learning is the act of building critical awareness of reality and has the evaluative practice as a tool facilitating this process. From this premise, the aim of this study was to identify the evaluation processes used in Continuing Education in Health. This is a literature survey in the databases of the Virtual Health Library and explained through a narrative review of the literature. Seven articles that address different evaluationprocesses, demonstrating the positive effects of continuing education performance and professional satisfaction and health outcomes were analyzed. There was a predominance of regulatory reviews, the implementation of evaluative research, conducted with methodological rigor, to verify the effectiveness, efficiency and impact of the program onhealth practices is necessary. | pt_BR |
dc.description.resumo | O enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúde | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.title | A avaliação na Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
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