Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Geise Pinheiro Pintopt_BR
dc.creatorRosely Batista de Sápt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:15:11Z-
dc.date.available2019-08-09T23:15:11Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H-
dc.description.resumoO presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Infantil Pertencimento Étnico-Racialpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherNegros  Identidade racialpt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.titleA construção de identidades da criança negra na UMEIpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf863.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.