Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9
Type: Monografias de Especialização
Title: Simetria e arte: explorando conceitos e possibilidades de criação
Authors: Aldenis Alves da Silva Freitas
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a contribuição de atividades que integram matemática e artes plásticas para a formação escolar de crianças com a faixa etária de 5 anos do segundo ciclo da educação infantil. As atividades foram elaboradas em consonância com a proposta político pedagógica da UMEI (Unidade de Educação Infantil), onde o projeto foi aplicado que tem a arte como um dos eixos de formação. Os desenhos das crianças e a suas inspirações para a exploração da noção de simetria, objeto central das atividades, foi desenvolvido por meio de observações do entorno da escola, o registro das atividades das crianças na escola, pinturas, desenhos e esculturas. Foram utilizadas recursos como mesa de luz, retroprojetor, ladrilhos coloridos para explorar as criações das crianças. As crianças conseguiram ao final do plano de ação reconhecer a simetria como ferramenta para a exploração de seus desenhos e, ao final, utilizou a noção de simetria como ferramenta para construir um objeto simétrico usando ladrilhos coloridos.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Simetria
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aldenis_alves___especialista_em_matem_tica_laseb_2012.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.