Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Simetria e arte: explorando conceitos e possibilidades de criação |
Autor(es): | Aldenis Alves da Silva Freitas |
Primeiro Orientador: | Vanessa Sena Tomaz |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a contribuição de atividades que integram matemática e artes plásticas para a formação escolar de crianças com a faixa etária de 5 anos do segundo ciclo da educação infantil. As atividades foram elaboradas em consonância com a proposta político pedagógica da UMEI (Unidade de Educação Infantil), onde o projeto foi aplicado que tem a arte como um dos eixos de formação. Os desenhos das crianças e a suas inspirações para a exploração da noção de simetria, objeto central das atividades, foi desenvolvido por meio de observações do entorno da escola, o registro das atividades das crianças na escola, pinturas, desenhos e esculturas. Foram utilizadas recursos como mesa de luz, retroprojetor, ladrilhos coloridos para explorar as criações das crianças. As crianças conseguiram ao final do plano de ação reconhecer a simetria como ferramenta para a exploração de seus desenhos e, ao final, utilizou a noção de simetria como ferramenta para construir um objeto simétrico usando ladrilhos coloridos. |
Assunto: | Educação Matematica Estudo e ensino Simetria |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9 |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aldenis_alves___especialista_em_matem_tica_laseb_2012.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.