Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Simetria e arte: explorando conceitos e possibilidades de criação
Autor(es): Aldenis Alves da Silva Freitas
primer Tutor: Vanessa Sena Tomaz
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a contribuição de atividades que integram matemática e artes plásticas para a formação escolar de crianças com a faixa etária de 5 anos do segundo ciclo da educação infantil. As atividades foram elaboradas em consonância com a proposta político pedagógica da UMEI (Unidade de Educação Infantil), onde o projeto foi aplicado que tem a arte como um dos eixos de formação. Os desenhos das crianças e a suas inspirações para a exploração da noção de simetria, objeto central das atividades, foi desenvolvido por meio de observações do entorno da escola, o registro das atividades das crianças na escola, pinturas, desenhos e esculturas. Foram utilizadas recursos como mesa de luz, retroprojetor, ladrilhos coloridos para explorar as criações das crianças. As crianças conseguiram ao final do plano de ação reconhecer a simetria como ferramenta para a exploração de seus desenhos e, ao final, utilizou a noção de simetria como ferramenta para construir um objeto simétrico usando ladrilhos coloridos.
Asunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Simetria
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMGU9
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
aldenis_alves___especialista_em_matem_tica_laseb_2012.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.