Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O jogo de fatos de adição como ferramenta para o ensino da multiplicação no 6º ano
Autor(es): Andrea Gomes Teixeira
Primeiro Orientador: Ana Rafaela Correia Ferreira
Primeiro membro da banca : Paula Resende Adelino
Resumo: Este estudo apresenta considerações acerca do uso do jogo Mais um, menos um; mais dez, menos dez com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Esse jogo foi trabalhado com o objetivo de contribuir para o processo de memorização dos fatos fundamentais da multiplicação. O trabalho foi realizado em uma turma de 2° ciclo de uma escola pública municipal de Belo Horizonte MG. Através do jogo matemático, verificamos as potencialidades dos estudantes criarem estratégias, desenvolver habilidades mentais e procurar resultados em momentos de brincadeira e prazer. As discussões de pontos de vista diferentes em relação aos colegas, conseguir aguardar sua vez, respeitar o erro do outro e admitir o seu, foi importante e essencial para o desenvolvimento deste trabalho. Aplicamos o jogo com o objetivo de facilitar o entendimento do processo de multiplicação. No entanto, concluímos também que, com o apoio de uma brincadeira, podemos tornar a Matemática uma disciplina mais rica e estimulante, além de fortalecer os laços de amizade em sala de aula e desenvolver atitudes construtiva dos estudantes.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_pdf.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.