Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Rafaela Correia Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula Resende Adelino | pt_BR |
dc.creator | Andrea Gomes Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T02:07:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T02:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7 | - |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta considerações acerca do uso do jogo Mais um, menos um; mais dez, menos dez com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Esse jogo foi trabalhado com o objetivo de contribuir para o processo de memorização dos fatos fundamentais da multiplicação. O trabalho foi realizado em uma turma de 2° ciclo de uma escola pública municipal de Belo Horizonte MG. Através do jogo matemático, verificamos as potencialidades dos estudantes criarem estratégias, desenvolver habilidades mentais e procurar resultados em momentos de brincadeira e prazer. As discussões de pontos de vista diferentes em relação aos colegas, conseguir aguardar sua vez, respeitar o erro do outro e admitir o seu, foi importante e essencial para o desenvolvimento deste trabalho. Aplicamos o jogo com o objetivo de facilitar o entendimento do processo de multiplicação. No entanto, concluímos também que, com o apoio de uma brincadeira, podemos tornar a Matemática uma disciplina mais rica e estimulante, além de fortalecer os laços de amizade em sala de aula e desenvolver atitudes construtiva dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Multiplicação | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | O jogo de fatos de adição como ferramenta para o ensino da multiplicação no 6º ano | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_pdf.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.