Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
Authors: | Cristiane Vivian dos Santos Rosa |
First Advisor: | Vanessa Sena Tomaz |
First Referee: | Paula Resende Adelino |
Abstract: | Este trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil. |
Subject: | Matematica Estudo e ensino Jogos educativos Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp_final_para_impress_o.pdf | 692.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.