Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
Autor(es): | Eliana Maria Gomes |
primer Tutor: | Vanessa Sena Tomaz |
Resumen: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula. |
Asunto: | Número Conceito em crianças Educação Matematica Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
acpp_eliana_pdf.pdf | 474.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.