Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas |
Autor(es): | Flávia Zauli Fernandes |
Primeiro Orientador: | Paula Resende Adelino |
Primeiro membro da banca : | Warley Machado Correia |
Resumo: | O presente trabalho mostra os resultados de uma prática pedagógica do ensino de álgebra desenvolvida por meio da resolução de problemas, em uma turma de 8º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha. As atividades desenvolvidas expressam a álgebra como uma forma de linguagem matemática que exprime relações e generalizações observadas em sequências, demodo que os alunos alcancem o objetivo de determinar regularidades de sequências, e expressá-las em linguagem simbólica. O processo dedesenvolvimento dessa atividade visa uma aprendizagem de álgebra mais significativa para os alunos. Nessa perspectiva o trabalho propõe mudança de ações e atitudes, como a utilização da tendência matemática resolução de problemas, para discussões, análise e compreensão de situações que envolvem o estudo da álgebra,proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa do conteúdo. |
Assunto: | Educação Matematica Estudo e ensino Álgebra Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8 |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fl_via_zauli_fernandes.pdf | 198.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.