Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
Autor(es): Janine Nanci Fagundes Pereira
Primeiro Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro membro da banca : Ana Rafaela Correia Ferreira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf397.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.