Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.contributor.referee1Ana Rafaela Correia Ferreirapt_BR
dc.creatorJanine Nanci Fagundes Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:37:55Z-
dc.date.available2019-08-09T18:37:55Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorização da Tabuadapt_BR
dc.subjectProcessos de Ensinopt_BR
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleO papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf397.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.