Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGT3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Construção de poliedros regulares por meio da técnica do origami |
Autor(es): | João Bosco Pinto |
Primeiro Orientador: | Paula Resende Adelino |
Primeiro membro da banca : | Ana Rafaela Correia Ferreira |
Resumo: | Este trabalho procura identificar quais conteúdos da matemática podem ser abordados na construção de poliedros usando a técnica do origami, procurando se inserir no esforço geral de se criar alternativas de apresentação da matemática de forma mais lúdica e significativa para o estudante. Considera-se que o professor deve e merece ser municiado de vários materiais, recursos e referênciais teóricos para a sua escolha no momento do planejamento das aulas. Este trabalho tem como referência o PCN (1998) e as Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte (2010) para reflexões mais recentes em Educação Matemática dentro de uma proposta de ensino significativa e de qualidade. O procedimento adotado envolve a análise das etapas de dobradura ressaltando os conteúdos e habilidades que emergem. Os resultados revelam que uma série de definições, nomenclaturas e imagens surgem no desenvolvimento da atividade, tornando-a um rico e amplo trabalho de retomada de elementos de geometria e introdução de outras definições mais aprofundadas. |
Assunto: | Educação Geometria Estudo e ensino Origami |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGT3 |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
joao_bosco_pinto.pdf | 10.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.