Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQH2X
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vanessa Sena Tomaz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula Resende Adelino | pt_BR |
dc.creator | Luciene de Fatima Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T05:59:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T05:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQH2X | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem objetivo apresentar um breve estudo sobre noções de localização e deslocamento na Educação Infantil. Para fundamentar o estudo foi feita uma síntesede aspectos históricosda Geometria, seu desenvolvimento na escola e o processo de construção do conhecimento geométrico.As atividadesque compõem o plano de Ação fazemparte do projeto O carteiro chegou, desenvolvido em 2011, com as turmas de 3 e 5 anos.Foi explorada a linguagem de matemática, oral e escrita,pormeio de atividadesrelacionadas àlocalização, relações espaciais e deslocamento.Ao analisar a participação das crianças pude concluir que elas compreenderam os conceitos e as noções exploradas nas atividades do Plano de Ação, principalmente a representação de objetos e construção localizados no espaço usando desenhos. Eles identificaram objetos como pontos de referência para localizar outros no espaço e para representar no plano os objetos observados. Os alunos também foram capazes de estimar caminhos mais curtos entre outras possibilidades de percursos circulares. O trabalho proporcionou explorar noções matemáticas dentro da geometria na Educação Infantil e as múltiplas possibilidades que esta área da matemática oferece apesar de sertão pouco explorado nesta faixa de escolarização. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Cartografia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Geometria na Educação Infantil: localização e deslocamento | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
geometria_na_educa__o_infantil___localiza__o_e_deslocamento.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.