Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQH2X
Type: Monografias de Especialização
Title: Geometria na Educação Infantil: localização e deslocamento
Authors: Luciene de Fatima Araújo
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
First Referee: Paula Resende Adelino
Abstract: O presente trabalho tem objetivo apresentar um breve estudo sobre noções de localização e deslocamento na Educação Infantil. Para fundamentar o estudo foi feita uma síntesede aspectos históricosda Geometria, seu desenvolvimento na escola e o processo de construção do conhecimento geométrico.As atividadesque compõem o plano de Ação fazemparte do projeto O carteiro chegou, desenvolvido em 2011, com as turmas de 3 e 5 anos.Foi explorada a linguagem de matemática, oral e escrita,pormeio de atividadesrelacionadas àlocalização, relações espaciais e deslocamento.Ao analisar a participação das crianças pude concluir que elas compreenderam os conceitos e as noções exploradas nas atividades do Plano de Ação, principalmente a representação de objetos e construção localizados no espaço usando desenhos. Eles identificaram objetos como pontos de referência para localizar outros no espaço e para representar no plano os objetos observados. Os alunos também foram capazes de estimar caminhos mais curtos entre outras possibilidades de percursos circulares. O trabalho proporcionou explorar noções matemáticas dentro da geometria na Educação Infantil e as múltiplas possibilidades que esta área da matemática oferece apesar de sertão pouco explorado nesta faixa de escolarização.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Cartografia  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQH2X
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geometria_na_educa__o_infantil___localiza__o_e_deslocamento.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.