Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.contributor.referee1Sandra de Lacerda Cardosopt_BR
dc.creatorPaula Rodrigues Alves Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:32:31Z-
dc.date.available2019-08-09T19:32:31Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST-
dc.description.resumoA dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFormulação de Problemaspt_BR
dc.subjectCompreensão de Enunciadospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleResolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemáticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf795.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.