Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Manuela Martins Soares David | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sandra de Lacerda Cardoso | pt_BR |
dc.creator | Paula Rodrigues Alves Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T19:32:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T19:32:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST | - |
dc.description.resumo | A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Formulação de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Compreensão de Enunciados | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf | 795.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.