Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A dificuldade na aprendizagem da subtração
Primeiro Orientador: Rosimeire Dias Viana
Segundo Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro membro da banca : Vanessa Sena Tomaz
Resumo: O principal objeto deste trabalho foi a busca de alternativas quepossam amenizar a dificuldade na aprendizagem da subtração. O trabalho foi implementado com um grupo de oito alunos, durante onze aulas. Por acreditar que a perspectiva tradicional do ensino de Matemática encontra-se ultrapassada e, talvez, seja o fator fundamental para o fracasso da aprendizagem, foi feita a opção por uma das novas perspectivas metodológicas: os jogos. Através dos jogos foram criadassituações-problemas a partir das quais os alunos realizavam as operações necessárias. Após a realização das atividades foram feitas socializações dos raciocínios e estratégias utilizados, valorizando assim a troca de informações entre os alunos. Embora os alunos tenham apresentado progressos na aprendizagem, não é possível afirmar que os avanços cognitivos sejam decorrentes apenas do trabalho realizado.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Aritmética
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a_dificuldade_na_aprendizagem_da_subtra__o.pdf428.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.