Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos para alunos do 5º ano do ensino fundamental |
Authors: | Solange Frederico de Oliveira |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
First Referee: | Vanessa Sena Tomaz |
Abstract: | Este trabalho apresenta e analisa o desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na leitura, compreensão e resolução de situações-problemas em Matemática. Tem por objetivo tecer considerações sobre como os alunos lidam com as questões que envolvem o pensamento matemático em consonância com a língua materna. Os referencias teóricos foram buscados nos trabalhos Smole e Diniz (2001) e Dante (2010). O trabalho em duplas e o passo a passo do esquema proposto por Polya (1965 apud Giovanni e Castrucci, 2009) para a resolução de problemas resguardaram a metodologia aqui usada através de aulas interativas, análise de textos e socialização de resultados. Enfatizamos a importância da leitura e compreensão para estabelecer uma relação intrínseca entre o texto, os dados e a(s) pergunta(s) em situações-problema. Considerou-se como situações -problema aquelas que envolvem idéias matemáticas e deixam em evidência um questionamento. O mito de que um problema sempre tem números e conta foi desmistificado e explorado nesse trabalho. Assim esta pesquisa visa mostrar que os alunos devem entender a importância de uma boa leitura para a resolução de problemas com sucesso. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Leitura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trab._final_final_acpp___final.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.