Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ
Type: Monografias de Especialização
Title: Leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos para alunos do 5º ano do ensino fundamental
Authors: Solange Frederico de Oliveira
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
First Referee: Vanessa Sena Tomaz
Abstract: Este trabalho apresenta e analisa o desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na leitura, compreensão e resolução de situações-problemas em Matemática. Tem por objetivo tecer considerações sobre como os alunos lidam com as questões que envolvem o pensamento matemático em consonância com a língua materna. Os referencias teóricos foram buscados nos trabalhos Smole e Diniz (2001) e Dante (2010). O trabalho em duplas e o passo a passo do esquema proposto por Polya (1965 apud Giovanni e Castrucci, 2009) para a resolução de problemas resguardaram a metodologia aqui usada através de aulas interativas, análise de textos e socialização de resultados. Enfatizamos a importância da leitura e compreensão para estabelecer uma relação intrínseca entre o texto, os dados e a(s) pergunta(s) em situações-problema. Considerou-se como situações -problema aquelas que envolvem idéias matemáticas e deixam em evidência um questionamento. O mito de que um problema sempre tem números e conta foi desmistificado e explorado nesse trabalho. Assim esta pesquisa visa mostrar que os alunos devem entender a importância de uma boa leitura para a resolução de problemas com sucesso.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Leitura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab._final_final_acpp___final.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.