Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNRK
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A brincadeira amarelinha como estratégia para o ensino da matemática
Autor(es): Walquiria Almeida de Jesus
Primeiro Orientador: Vanessa Sena Tomaz
Primeiro membro da banca : Glaucia Aparecida Vieira
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre o plano de ação desenvolvido com crianças da Educação Infantil tendo como temática: A Brincadeira Amarelinha como estratégia para o ensino da Matemática. O trabalho está baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1998) que especificam o ato de brincar como um dos aspectos a serem desenvolvidos com a criança nessa fase escolar. O plano de ação foi desenvolvido em duas turmas, uma com 20 alunos de 4 anos e a outra com 23 alunos de 5 anos de idade, estando todos os alunos matriculados no 2º ciclo da Educação Infantil de uma Unidade Municipal (UMEI) situada na região Nordeste de Belo Horizonte. Os alunos participaram de atividades que possibilitaram articular as habilidadesde letramento envolvendo múltiplas linguagens, entre elas a Matemática. As habilidades matemáticas foram desenvolvidas à medida que as crianças foram desafiadas a explorar o espaço por meio de novos traçados para Amarelinha propostos por elas. Os novos traçados demandaram discutir novas regras para brincar de Amarelinha e possibilitou a exploração de números, noções de geometria e produção de gráficos com os resultados da brincadeira. Amarelinha. As crianças foram capazes de reconhecer e ordenar números de diferentes ordens de grandeza em diversas situações de uso e representar em forma de desenho os novos traçados propostos. Ao final dessa intervenção foipossível perceber que a brincadeira Amarelinha pode contribuir para aexploração de noções matemáticas e o desenvolvimento de atitudes entre as crianças promovendo dentro do grupo o respeito mútuo, a cooperação, maior interação.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Brincadeiras  Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNRK
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_walquiria.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.