Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNRK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Sena Tomazpt_BR
dc.contributor.referee1Glaucia Aparecida Vieirapt_BR
dc.creatorWalquiria Almeida de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T20:36:16Z-
dc.date.available2019-08-11T20:36:16Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNRK-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta reflexões sobre o plano de ação desenvolvido com crianças da Educação Infantil tendo como temática: A Brincadeira Amarelinha como estratégia para o ensino da Matemática. O trabalho está baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1998) que especificam o ato de brincar como um dos aspectos a serem desenvolvidos com a criança nessa fase escolar. O plano de ação foi desenvolvido em duas turmas, uma com 20 alunos de 4 anos e a outra com 23 alunos de 5 anos de idade, estando todos os alunos matriculados no 2º ciclo da Educação Infantil de uma Unidade Municipal (UMEI) situada na região Nordeste de Belo Horizonte. Os alunos participaram de atividades que possibilitaram articular as habilidadesde letramento envolvendo múltiplas linguagens, entre elas a Matemática. As habilidades matemáticas foram desenvolvidas à medida que as crianças foram desafiadas a explorar o espaço por meio de novos traçados para Amarelinha propostos por elas. Os novos traçados demandaram discutir novas regras para brincar de Amarelinha e possibilitou a exploração de números, noções de geometria e produção de gráficos com os resultados da brincadeira. Amarelinha. As crianças foram capazes de reconhecer e ordenar números de diferentes ordens de grandeza em diversas situações de uso e representar em forma de desenho os novos traçados propostos. Ao final dessa intervenção foipossível perceber que a brincadeira Amarelinha pode contribuir para aexploração de noções matemáticas e o desenvolvimento de atitudes entre as crianças promovendo dentro do grupo o respeito mútuo, a cooperação, maior interação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLinguagem Matemáticapt_BR
dc.subjectAmarelinhapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBrincadeiras  Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA brincadeira amarelinha como estratégia para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_walquiria.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.