Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9
Type: Monografias de Especialização
Title: A metodologia de resolução de problemas como proposta para o ensino de geometria aliado à reforma da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães
Authors: Tania Guimaraes Camara Damaso
First Advisor: Wagner Ahmad Auarek
Abstract: Esta monografia foi desenvolvida com a intenção de contribuir na compreensão dos professores sobre o tema resolução de problemas enquanto uma ferramenta para o ensino de Geometria, propiciando aulas mais dinâmicas, envolventes, participativas e consequentemente uma aprendizagem significativa para os alunos. Para tanto, a metodologia da Resolução de Problemas para o ensino da matemática se configura, neste trabalho, como uma proposta que possibilita suprir as defasagens e as dificuldades dos alunos em entenderem conteúdos de geometria. Vários autores apontam que a Resolução de Problemas instiga a curiosidade dos alunos e desperta um maior interesse e envolvimento pela Geometria, despertando o lado criativo e o raciocínio lógico-matemático. Desse modo apresentamos um trabalho realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I que tem como foco as atividades práticas realizadas com os alunos no ensino do conteúdo de Geometria aplicada, contextualizadas nos vários momentos da reforma estrutural por qual passava a escola. Foi usada nessa contextualização atividades práticas que priorizaram a metodologia de Resolução de Problemas.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Geometria  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_final_tania.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.