Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
Autor(es): Helem Rosana de Barros Mendes
primer Tutor: Fabiana De Lucca Munaier
primer miembro del tribunal : Kleumanery de Melo Barboza
Resumen: Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5
Fecha del documento: 2-ago-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monofinalrevisadaword.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.