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Type: Monografias de Especialização
Title: Educação em saúde como estratégia para acompanhamento de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 no Programa Saúde da Família
Authors: Patrícia Vital Oliveira e Silva Salgado
First Advisor: Anadias Trajano Camargos
First Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: Este estudo tem como foco central a educação em saúde para o portador de Diabetes Mellitus (DM) configura-se como um dos principais problemas de Saúde Pública no Brasil e atualmente é um dos transtornos crônicos mais freqüentes do mundo. O DM tipo 2 constitui entre 85% e 90% de todos os casos, principalmente em países em desenvolvimento. No Brasil, no ano de 2030, essa prevalência será de mais de 11 milhões de portadores da doença, portanto, iniciativas para a promoção e educação em saúde constituem uma das estratégias de prevenção e controle dessa enfermidade. Trata-se de uma revisão integrativa disponível na literatura sobre o tema educação em saúde como estratégia para acompanhamento de pacientes portadores de Diabetes mellitus tipo 2 considerando o Programa Saúde da Família como modelo de reorientação do SUS e estratégia da Atenção Primária à Saúde. Este estudo justifica-se pela dificuldade encontrada pelos profissionais de saúde para o efetivo controle metabólico do diabetes mellitus tendo em vista a baixa adesão às práticas de autocuidado. Tem como objetivo identificar na literatura de que maneira a prática educativa na Atenção Primária em Saúde/Programa Saúde da Família pode contribuir no tratamento do DM tipo 2. Para o desenvolvimento desse estudo, foi realizada consulta à base de dados SciELO e outras durante o período de janeiro a abril de 2011. Os resultados desta pesquisa apontam que as práticas educativas em diabetes constituem ferramenta importante na construção de novos conhecimentos levando a uma prática de comportamentos preventivos e de promoção à saúde visando tornar os portadores desta doença co-responsáveis pelo seu controle e capazes de gerenciá-la. Assim, foi possível demonstrar a importância da educação em saúde como estratégia eficaz para melhorar e manter o bom controle do Diabetes mellitus tipo 2 quando conduzida de forma dialógica e por equipe multiprofissional, considerando o Programa Saúde da Família como modelo de reorientação do SUS e estratégia da Atenção Primária à Saúde. Este estudo justifica-se pela dificuldade encontrada pelos profissionais de saúde para o efetivo controle metabólico do diabetes mellitus tendo em vista a baixa adesão às práticas de autocuidado.
Abstract: This study is the central focus for health education with Diabetes Mellitus (DM) appears as a major public health problems in Brazil and is currently one of the most common chronic disorders in the world. The type 2 diabetes is between 85% and 90% of all cases, especially in developing countries. In Brazil, in 2030, this prevalence is more than 11 million carriers of the disease, therefore, initiatives to promote health and education is one of the strategies for prevention and control of this disease. It is an integrative review available literature on the subject of health education as a strategy for monitoring patients with diabetes mellitus type 2 considering the Family Health Program as a model of refocusing the strategy of the NHS and Primary Health Care This study justified by the difficulty encountered by health professionals for effective metabolic control of diabetes mellitus in order to lower adherence to self-care practices. Aims to identify how the literature of educational practice in Primary Health Care / Family Health Program can help in the treatment of type 2 diabetes. For the development of this study was conducted to query the database and other SciELO during the period from January to April 2011. Our results indicate that the educational practices in diabetes is an important tool in the construction of new knowledge leading to a practice of preventive behaviors and health promotion in order to make the carriers of this disease co-responsible for their control and can manage it. Thus, it was possible to demonstrate the importance of health education as an effective strategy for improving and maintaining good control of diabetes mellitus type 2 when conducted in a dialogical and multidisciplinary team, considering the Family Health Program as a model for reorienting the SUS and strategy of Primary Health Care This study is justified by the difficulty encountered by health professionals for effective metabolic control of diabetes mellitus in order to lower adherence to self-care practices.
Subject: Estratégia Saúde da Familía
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHDUN
Issue Date: 2-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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