Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SPCDJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Práticas educativas como estratégia para promoção da saúde e reorientação do modelo assistencial no Programa Saúde da Família
Autor(es): Roberta Cristina de Melo Silva
Primeiro Orientador: Thais Porlan de Oliveira
Primeiro membro da banca : Suelene Coelho
Resumo: Este estudo é uma revisão bibliográfica das práticas educativas, que visam a promoção da saúde e a reorientação do modelo de assistência para o Programa Saúde da Família (PSF), uma vez que há necessidade do desenvolvimento de atividades que proporcionem a integração dos indivíduos, objetivando a promoção da saúde. O trabalho tem como objetivo geral aumentar a adesão dos usuários nos grupos com práticas educativas de responsabilização, por meio da proposição de um projeto de intervenção junto aos grupos de hipertensos, diabéticos e de gestantes. O objetivo específico é demonstrar à equipe a importância de práticas educativas no desenvolvimento de atividades referentes a ações que visem a maior participação popular, assim como relacionar educação em saúde e as práticas educativas desenvolvidas no PSF. Foram revisados artigos da fonte de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS) e base de dados da BIREME, contemplando o período do ano 2002 a 2012, sendo selecionados 14 artigos científicos que apresentaram relação direta com o tema proposto. Em um primeiro momento será realizado um treinamento com os agentes comunitários de saúde (ACS) sobre temas diversos sugeridos pelos próprios profissionais, e também temas relacionados ao trabalho em equipe e satisfação profissional e do usuário. Considera-se importante o treinamento dos ACS uma vez que são eles que se relacionam de maneira direta no convívio familiar dos usuários, sendo sua ação primordial para estabelecer vínculos da equipe com os usuários. Posteriormente, os próprios ACS levarão informações coesas aos usuários nos projetos desenvolvidos pelo PSF, visando aumentar a participação nos grupos operativos e de convivência.
Abstract: This study is a literature review of educational practices aimed at health promotion and reorganization of the care model for the Family Health Program (PSF), since there is need to develop activities that enable the integration of individuals, aiming to health promotion. The work has as main objective to increase the membership of users in groups with educational practices of accountability, by proposing a design intervention with groups of hypertensive patients, diabetics and pregnant women. The specific objective is to demonstrate to staff the importance of childrearing practices in the development of activities related to actions aimed at greater popular participation, relate health education and educational practices developed in the PSF. Articles from the data source virtual health library (VHL) and database BIREME were reviewed, covering the period from 2002 to 2012, being selected 14 papers that were directly related to the theme. At first training with community health agents (CHA) on various topics suggested by the professionals themselves, and also issues related to teamwork and job satisfaction and user will be held. It is considered important to the training of ACS since it is they who are related in a direct way in family life of users, with their primary team to establish links with the users action. Subsequently, the ACS will lead cohesive own information to users in the projects developed by the PSF in order to increase participation in the operative groups and coexistence.
Assunto: Saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SPCDJ
Data do documento: 7-Jun-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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