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dc.contributor.advisor1Thais Porlan de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Suelene Coelhopt_BR
dc.creatorRoberta Cristina de Melo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:44:43Z-
dc.date.available2019-08-12T07:44:43Z-
dc.date.issued2014-06-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SPCDJ-
dc.description.abstractThis study is a literature review of educational practices aimed at health promotion and reorganization of the care model for the Family Health Program (PSF), since there is need to develop activities that enable the integration of individuals, aiming to health promotion. The work has as main objective to increase the membership of users in groups with educational practices of accountability, by proposing a design intervention with groups of hypertensive patients, diabetics and pregnant women. The specific objective is to demonstrate to staff the importance of childrearing practices in the development of activities related to actions aimed at greater popular participation, relate health education and educational practices developed in the PSF. Articles from the data source virtual health library (VHL) and database BIREME were reviewed, covering the period from 2002 to 2012, being selected 14 papers that were directly related to the theme. At first training with community health agents (CHA) on various topics suggested by the professionals themselves, and also issues related to teamwork and job satisfaction and user will be held. It is considered important to the training of ACS since it is they who are related in a direct way in family life of users, with their primary team to establish links with the users action. Subsequently, the ACS will lead cohesive own information to users in the projects developed by the PSF in order to increase participation in the operative groups and coexistence.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é uma revisão bibliográfica das práticas educativas, que visam a promoção da saúde e a reorientação do modelo de assistência para o Programa Saúde da Família (PSF), uma vez que há necessidade do desenvolvimento de atividades que proporcionem a integração dos indivíduos, objetivando a promoção da saúde. O trabalho tem como objetivo geral aumentar a adesão dos usuários nos grupos com práticas educativas de responsabilização, por meio da proposição de um projeto de intervenção junto aos grupos de hipertensos, diabéticos e de gestantes. O objetivo específico é demonstrar à equipe a importância de práticas educativas no desenvolvimento de atividades referentes a ações que visem a maior participação popular, assim como relacionar educação em saúde e as práticas educativas desenvolvidas no PSF. Foram revisados artigos da fonte de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS) e base de dados da BIREME, contemplando o período do ano 2002 a 2012, sendo selecionados 14 artigos científicos que apresentaram relação direta com o tema proposto. Em um primeiro momento será realizado um treinamento com os agentes comunitários de saúde (ACS) sobre temas diversos sugeridos pelos próprios profissionais, e também temas relacionados ao trabalho em equipe e satisfação profissional e do usuário. Considera-se importante o treinamento dos ACS uma vez que são eles que se relacionam de maneira direta no convívio familiar dos usuários, sendo sua ação primordial para estabelecer vínculos da equipe com os usuários. Posteriormente, os próprios ACS levarão informações coesas aos usuários nos projetos desenvolvidos pelo PSF, visando aumentar a participação nos grupos operativos e de convivência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titlePráticas educativas como estratégia para promoção da saúde e reorientação do modelo assistencial no Programa Saúde da Famíliapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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