Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCCJB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Cultura organizacional e gestão do conhecimento
Autor(es): Fabiene Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Marta Araujo Tavares Ferreira
Resumo: A era informacional ocasionou transformações em várias áreas da sociedade, inclusive nas organizações. Com isto, o conhecimento nestas passou a ter um valor indispensável para o desempenho de qualquer atividade, seja externa ou interna a organização. Assim, os temas cultura organizacional e gestão do conhecimento passam a ser fundamentais para realização de um trabalho de qualidade nas organizações. Para verificar como a cultura organizacional facilita ou dificulta a gestão do conhecimento, foram selecionados artigos que abordassem está temática e que identificassem quais processos devem ser realizados para efetivação da gestão do conhecimento. Tendo em vista a importância que a cultura organizacional tem hoje, torna-se indispensável para as organizações conhecer sua cultura, identificar o conhecimento desenvolvido em suas atividades e como registrá-lo. Para identificar e coletar as informações propostas foi realizada a seleção e revisão sistêmica dos artigos nos portais de periódicos Scielo e Capes, objetivando escolher os artigos mais relevantes e que abordassem o tema da cultura organizacional e seus impactos na gestão do conhecimento. Observou-se nos artigos, a uniformidade quanto ao que as organizações devem realizar para alcançar e conhecer sua cultura organizacional e posteriormente realizar uma gestão do conhecimento, a saber: conhecer sua cultura; criar o conhecimento organizacional; desenvolver uma ação organizacional; identificar elementos que interferem na formação da cultura organizacional; estimular a construção de sentido; estimular o compartilhamento de informações; desenvolver uma ação de flexibilidade organizacional; criar um ambiente favorável para estimular uma cultura de aprendizagem; fortalecer a liderança; valorizar o setor de operações e gerenciamento de processos da organização; desenvolver uma cultura de gestão do conhecimento; identificar o fluxo de informações na organização; utilizar softwares de automação; criar e disseminar o conhecimento; gerenciar o contexto organizacional; conhecer a gestão de operações e desenvolver a aprendizagem organizacional.
Assunto: Cultura organizacional  
Gestão do conhecimento  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCCJB
Data do documento: 17-Out-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_fabiene_.pdf904.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.