Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCCJB
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dc.contributor.advisor1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.creatorFabiene Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:02:08Z-
dc.date.available2019-08-11T00:02:08Z-
dc.date.issued2014-10-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCCJB-
dc.description.resumoA era informacional ocasionou transformações em várias áreas da sociedade, inclusive nas organizações. Com isto, o conhecimento nestas passou a ter um valor indispensável para o desempenho de qualquer atividade, seja externa ou interna a organização. Assim, os temas cultura organizacional e gestão do conhecimento passam a ser fundamentais para realização de um trabalho de qualidade nas organizações. Para verificar como a cultura organizacional facilita ou dificulta a gestão do conhecimento, foram selecionados artigos que abordassem está temática e que identificassem quais processos devem ser realizados para efetivação da gestão do conhecimento. Tendo em vista a importância que a cultura organizacional tem hoje, torna-se indispensável para as organizações conhecer sua cultura, identificar o conhecimento desenvolvido em suas atividades e como registrá-lo. Para identificar e coletar as informações propostas foi realizada a seleção e revisão sistêmica dos artigos nos portais de periódicos Scielo e Capes, objetivando escolher os artigos mais relevantes e que abordassem o tema da cultura organizacional e seus impactos na gestão do conhecimento. Observou-se nos artigos, a uniformidade quanto ao que as organizações devem realizar para alcançar e conhecer sua cultura organizacional e posteriormente realizar uma gestão do conhecimento, a saber: conhecer sua cultura; criar o conhecimento organizacional; desenvolver uma ação organizacional; identificar elementos que interferem na formação da cultura organizacional; estimular a construção de sentido; estimular o compartilhamento de informações; desenvolver uma ação de flexibilidade organizacional; criar um ambiente favorável para estimular uma cultura de aprendizagem; fortalecer a liderança; valorizar o setor de operações e gerenciamento de processos da organização; desenvolver uma cultura de gestão do conhecimento; identificar o fluxo de informações na organização; utilizar softwares de automação; criar e disseminar o conhecimento; gerenciar o contexto organizacional; conhecer a gestão de operações e desenvolver a aprendizagem organizacional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTipologias de Culturapt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subject.otherCultura organizacional  pt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimento  pt_BR
dc.titleCultura organizacional e gestão do conhecimentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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