Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCKJF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Crenças disfuncionais: semelhanças entre pais e filhos
Autor(es): Hunayara Lorena Sousa Tavares
Primeiro Orientador: Cristiano Mauro Assis Gomes
Primeiro Coorientador: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Resumo: A família é reconhecida por vários teóricos como sendo de fundamental importância para a socialização primária e para a formação da identidade da criança (Teodoro, 2009). As relações que as crianças estabelecem com o ambiente e com as pessoas íntimas são fundamentais para seu desenvolvimento, fornecendo os primeiros relacionamentos da vida do indivíduo; suas primeiras trocas de sensações, emoções e linguagem. Schneewind (1999) acredita que o sistema familiar possui algumas características e que estas só são possíveis devido às fronteiras do sistema familiar que por sua vez, implicam regras explicitas e implícitas. As principais características abordadas pelo autor são delimitação do espaço físico, duração temporal e intimidade física. Pretendendo estender a definição de família e torná-la mais ampla, muitos teóricos sistêmicos como Bonomi et al (2005), abandonaram a definição de família nuclear. Para estes teóricos, a família é formada por pessoas com ligações sanguíneas ou que se uniram por casamento, união estável ou adoção, há cooperação econômica e cuidado com as crianças. Adicionalmente, Virginia Satir (1967) elucida que os pais são os principais arquitetos da família, pois suas experiências enquanto casal são transmitidas aos seus descendentes influenciando os conceitos da prole sobre o mundo e o modo como interpretam os eventos diários. Neste sentido, os pais supostamente cognitivamente vulneráveis podem transmitir para seus filhos essa vulnerabilidade e estarem contribuindo para o aumento do risco de depressão nos seus descentes.
Assunto: Terapia cognitiva
Familias com problemas
Vulnerabilidade cognitiva
Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCKJF
Data do documento: 11-Dez-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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