Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCKJF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maycoln Leôni Martins Teodoropt_BR
dc.creatorHunayara Lorena Sousa Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:56:09Z-
dc.date.available2019-08-10T22:56:09Z-
dc.date.issued2011-12-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCKJF-
dc.description.resumoA família é reconhecida por vários teóricos como sendo de fundamental importância para a socialização primária e para a formação da identidade da criança (Teodoro, 2009). As relações que as crianças estabelecem com o ambiente e com as pessoas íntimas são fundamentais para seu desenvolvimento, fornecendo os primeiros relacionamentos da vida do indivíduo; suas primeiras trocas de sensações, emoções e linguagem. Schneewind (1999) acredita que o sistema familiar possui algumas características e que estas só são possíveis devido às fronteiras do sistema familiar que por sua vez, implicam regras explicitas e implícitas. As principais características abordadas pelo autor são delimitação do espaço físico, duração temporal e intimidade física. Pretendendo estender a definição de família e torná-la mais ampla, muitos teóricos sistêmicos como Bonomi et al (2005), abandonaram a definição de família nuclear. Para estes teóricos, a família é formada por pessoas com ligações sanguíneas ou que se uniram por casamento, união estável ou adoção, há cooperação econômica e cuidado com as crianças. Adicionalmente, Virginia Satir (1967) elucida que os pais são os principais arquitetos da família, pois suas experiências enquanto casal são transmitidas aos seus descendentes influenciando os conceitos da prole sobre o mundo e o modo como interpretam os eventos diários. Neste sentido, os pais supostamente cognitivamente vulneráveis podem transmitir para seus filhos essa vulnerabilidade e estarem contribuindo para o aumento do risco de depressão nos seus descentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherTerapia cognitivapt_BR
dc.subject.otherFamilias com problemaspt_BR
dc.subject.otherVulnerabilidade cognitivapt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.titleCrenças disfuncionais: semelhanças entre pais e filhospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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