Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDLUN
Type: Monografias de Especialização
Title: Práticas meditativas: contribuição à aprendizagem
Authors: Barbara Luana Silva
First Advisor: Leonor Bezerra Guerra
First Referee: Ramon Moreira Cosenza
Second Referee: Nathalia Santos da Costa
Abstract: O desempenho escolar e a preocupação sobre como melhorá-lo nas escolas tem sido uma questão atual em diversos países e que envolve pesquisadores das áreas de educação e saúde. Como estratégias para melhorá-lo, as escolas têm proposto o uso de diferentes atividades alternativas às tradicionalmente adotadas. A ampla divulgação dos benefícios proporcionados pelas práticas meditativas utilizadas como auxiliares em tratamentos clínicos, levou escolas a inserirem nos seus currículos essas práticas. Com o maior desenvolvimento das neurociências e novos métodos que proporcionassem a realização de estudos mais aprofundados sobre o funcionamento do cérebro, vários estudos passaram a ser realizados para compreender os mecanismos de ação e as alterações das práticas meditativas sobre o Sistema Nervoso Central, dentre eles o impacto de tais práticas na aprendizagem. Nesse trabalho pretendeu-se verificar a existência de estudos relacionando práticas meditativas e aprendizagem. Realizou-se uma revisão integrativa a respeito da utilização de práticas meditativas no contexto escolar, verificando os benefícios e a aplicabilidade de tais práticas como uma estratégia aplicada ao processo de aprendizagem. Os resultados mostraram que o uso de práticas meditativas no contexto escolar pode contribuir para uma maior atenção, foco e organização dos alunos, além de contribuir para a melhora na autoestima e nos relacionamentos interpessoais, possibilitando um maior desempenho escolar.
Abstract: The school performance and worry about how to improve it in schools has been a topical issue in several countries and involving researchers from the fields of education and health. As strategies to improve it, schools have proposed the use of alternatives to traditionally adopted different activities. The wide dissemination of the benefits provided by meditative practices used to assist in clinical treatments led schools to insert these practices into their curricula. With the further development of the neurosciences and new methods that would provide conducting further studies on brain function, several studies have been performed to understand the mechanisms of action and changes of meditative practices on the Central Nervous System, including the impact of such practices on learning. In this study we sought to verify the existence of studies evaluating learning and meditative practices. We conducted an integrative review regarding the use of meditative practices in the school context, verifying the benefits and applicability of such practices as a strategy applied to the learning process. The results showed that the use of meditative practices in the school context may contribute to increased awareness, focus and organization of students, and contribute to the improvement in self-esteem and interpersonal relationships, enabling a higher school performance.
Subject: Meditação
Rendimento escolar
Aprendizagem
Neurociências
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDLUN
Issue Date: 28-May-2014
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_pra_ticas_meditativas_revis_o_final_03092014.pdf678.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.