Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDQPQ
Type: Monografias de Especialização
Title: Percepção da equipe de enfermagem sobre o uso da simulação realística como método de ensino em ressuscitação cardiopulmonar: projeto de pesquisa
Authors: Letícia Teixeira Quaresma
First Advisor: Raissa Silva Souza
Abstract: O atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos pontos críticos no atendimento ao paciente adulto, sendo o papel da enfermagem de grande importância para o sucesso do atendimento. A capacitação da equipe se torna fundamental neste processo, sendo o uso de simulação realística um método de estratégia de ensino cada vez mais utilizada. Sendo assim, o projeto de pesquisa aqui apresentado tem por objetivo analisar a percepção da equipe deenfermagem de um hospital privado de grande porte do interior de Minas Gerais sobre o uso da simulação realística como estratégia de ensino da ressuscitação cardiopulmonar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo a técnica de grupo focal utilizada para acoleta de dados. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo. Acreditamos que os resultados deste trabalho poderão ajudar identificar as potencialidades e dificuldades da simulação realística como estratégia de ensino em parada cardiorrespiratória.
Abstract: The cardiac arrest is one of the critical points in a adult patient care, and the nursing role has a great importance for the success of the service. The training team becomes crucial in this process, and the use of realistic simulation of a method increasingly used teaching strategy.The research project aims to analyze the nurses perception on the use of realistic simulation as cardiopulmonary resuscitation teaching strategy at a private hospital in Minas Gerais. This is a qualitative approach and uses the focus group as technique for data collection. The data will be analyzed using content analysis. We believe the results of this study may help identify the strengths and difficulties of realistic simulation as a teaching strategy in cardiopulmonary arrest.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDQPQ
Issue Date: 15-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_let_cia_para_inclus_o_folha_de_aprova__o__2_.pdf105.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.