Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/30963
Tipo: | Dissertação |
Título: | Canto, bem-estar e qualidade de vida: as oficinas "educando a voz" |
Autor(es): | Marilene Clara Fonseca |
primer Tutor: | Renato Tocantins Sampaio |
primer miembro del tribunal : | Marly Chagas Oliveira Pinto |
Segundo miembro del tribunal: | Clara Sandroni |
Tercer miembro del tribunal: | Patrícia Furst Santiago |
Resumen: | Esta pesquisa buscou analisar como participantes de aulas coletivas de canto deram sentido às suas experiências nas aulas das oficinas “Educando a Voz”, realizadas entre 2006 e 2017 no Centro de Artes Yara Tupynambá, em Itaúna (MG). Por meio da análise fenomenológicas, chegou-se uma compreensão da existência de oito categorias de experiência, sendo 5 categorias individuais e 3 coletivas. Observou-se que a prática vocal nas oficinas proporcionou bem-estar e uma melhor qualidade de vida aos participantes daquele grupo. Espera-se, com este trabalho, fornecer subsídios que possam contribuir para o planejamento e a execução de ações que favoreçam, por meio de práticas musicais coletivas, o desenvolvimento pessoal e o estabelecimento e o aprimoramento das relações sociais. |
Abstract: | This research aimed to analyze how participants in collective singing classes gave meaning to their experiences in the classes of the "Educando a Voz" workshops, held between 2006 and 2017 at the Yara Tupynambá Arts Center in Itaúna (MG). By means of a phenomenological analysis, an understanding of the existence of eight categories of experience was obtained, being 5 individual categories and 3 collective ones. It was observed that the vocal practice in the workshops provided well-being and a better quality of life to the participants of that group. It is expected that this study may provide subsidies that can contribute to the planning and execution of actions that facilitate personal development and the establishment and improvement of social relations through collective musical practices. |
Asunto: | Música Educação musical Canto Bem-estar social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/30963 |
Fecha del documento: | 5-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
090919- DISSERTAÇÃO-CONCLUÍDAMestrado(Marilene).pdf | Aberto | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons