Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31060
Type: Dissertação
Title: Flexibilização do jejum na dosagem do perfil lipídico em voluntários adultos assistidos em laboratórios público e privado na região metropolitana de Belo Horizonte.
Authors: Monique Oliveira Carvalho Santos
First Advisor: Leonardo de Souza Vasconcellos
Abstract: Introdução: A dispensa da necessidade de jejum de 12 horas para a dosagem laboratorial dos lípides é um tema recente e bastante estudado na literatura, porém há carência de trabalhos na população brasileira. Objetivos: (i) verificar a validação do dispositivo Mission® utilizado como teste rápido para dosagem laboratorial do perfil lipídico, (ii) confirmar que a flexibilização do jejum não interfere nas dosagens do perfil lipídico e (iii) pesquisar o grau de conhecimento da população sobre o jejum e o impacto de sua flexibilização aos laboratórios clínicos. Materiais e métodos: A verificação da validação do dispositivo Mission® foi conduzida com 20 amostras séricas de pacientes, em comparação com o método laboratorial de referência (equipamento ADVIA 1800® e reagentes Labtest®). Um estudo de variabilidade intra-individual para Colesterol Total (CT), HDL-colesterol e Triglicérides (TG) foi realizado em 20 voluntários adultos de ambos os sexos. A dosagem seriada dos lípides ocorreu no dispositivo Mission®, nos seguintes horários: 8h (12h em jejum), 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Entrevistas também foram aplicadas em 802 voluntários adultos, pacientes de laboratórios público e privado da região metropolitana de Belo Horizonte, com base em questionário estruturado com 11 perguntas referentes ao jejum e sua flexibilização. Resultados: No estudo da verificação da validação do dispositivo Mission® como Teste Laboratorial Remoto (TLR), somente a análise do TG mostrou ser tecnicamente confiável. Na dosagem seriada ao longo do dia, não houve diferença significativa entre os resultados de CT, HDL-colesterol e TG, quando dosados em períodos distintos. Em relação ao sexo, os resultados foram semelhantes, exceto pelos níveis mais elevados de HDL-colesterol nas mulheres. Foi evidente o grau de desconhecimento dos entrevistados de ambos os serviços sobre o jejum e sua flexibilização. Não receberam informações sobre o jejum 44,9% dos pacientes e apenas 20% sabiam da possibilidade da sua flexibilização para dosagem laboratorial do perfil lipídico. Conclusões: (i) o dispositivo Mission® foi tecnicamente confiável somente para análise de triglicérides; (ii) os resultados de colesterol total, HDL-colesterol e triglicérides dosados ao longo do dia foram semelhantes, e (iii) foi evidente a desinformação de boa parte dos pacientes assistidos em laboratórios público e privado da região metropolitana de Belo Horizonte em relação ao jejum e sua flexibilização.
Subject: Testes Laboratoriais
Lipídeos
Jejum
Hiperlipidemias
Inquéritos e Questionários
Entrevistas
Coleta de Dados
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Patologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31060
Issue Date: 5-Apr-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação FINAL Monique Oliveira Carvalho Santos.pdfDissertação em Patologia, Santos M. O. C.1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons