Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31858
Tipo: Tese
Título: Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo
Autor(es): Luiz Henrique Vieira
primer Tutor: Maria do Carmo de Freitas Veneroso
primer miembro del tribunal : Rita Lages Rodrigues
Segundo miembro del tribunal: Marcos Cesar de Senna Hill
Tercer miembro del tribunal: Wanda de Paula Tófani
Cuarto miembro del tribunal: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Resumen: A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício.
Abstract: The proposal of this work is to investigate, through the perspective of the social history of culture, the photographic cards - denomination given to certain portraits produced in studios, between 1854 and 1920, that followed certain aesthetic standards, involv-ing the appreciation of both the pose and clothing (appearance issues), and the setting of the portrayed in scenarios of neoclassical inspiration. These cards were composed by the portrait (influenced by canons of the pictorial portraiture) and by information (textual and imagery) about the photographer and his studio. The research was carried out from the hypothesis that these portraits had served as a tool in the construction and dissemination of the social identity of the portrayed (individuals representing the emerging social classes in that length of time), in the same way that served as a medi-um for the construction and disclosure of the professional identity of the photogra-pher, considering the recent emergence of this craft.
Asunto: Fotografia - História - Séc. XIX
Fotografia - Aspectos sociais
Fotógrafos - Séc. XIX
Teses EBA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31858
Fecha del documento: 26-abr-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE Luiz H Vieira.pdfAberto10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons