Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/31858
Tipo: | Tese |
Título: | Os cartões fotográficos oitocentistas na construção da identidade social do retratado e da identidade profissional do fotógrafo |
Autor(es): | Luiz Henrique Vieira |
Primeiro Orientador: | Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
Primeiro membro da banca : | Rita Lages Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Marcos Cesar de Senna Hill |
Terceiro membro da banca: | Wanda de Paula Tófani |
Quarto membro da banca: | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
Resumo: | A proposta deste trabalho é investigar, através da perspectiva da história social da cul-tura, os cartões fotográficos – denominação dada a determinados retratos produzidos em estúdios, entre 1854 e 1920, que seguiam determinados padrões estéticos, envol-vendo a valorização da pose e do vestuário, e a ambientação do retratado em cenários de inspiração neoclássica. Esses cartões eram compostos pelo retrato (influenciado por cânones da retratística pictórica) e por informações (textuais e imagéticas) sobre o fotógrafo e seu estúdio. Partiu-se da hipótese de que esses retratos teriam servido de ferramenta na construção e na divulgação da identidade social do retratado (indiví-duos representantes das classes sociais emergentes naquele período), da mesma for-ma que que teriam servido de meio para a construção e divulgação da identidade pro-fissional do fotógrafo, considerando o recente surgimento desse ofício. |
Abstract: | The proposal of this work is to investigate, through the perspective of the social history of culture, the photographic cards - denomination given to certain portraits produced in studios, between 1854 and 1920, that followed certain aesthetic standards, involv-ing the appreciation of both the pose and clothing (appearance issues), and the setting of the portrayed in scenarios of neoclassical inspiration. These cards were composed by the portrait (influenced by canons of the pictorial portraiture) and by information (textual and imagery) about the photographer and his studio. The research was carried out from the hypothesis that these portraits had served as a tool in the construction and dissemination of the social identity of the portrayed (individuals representing the emerging social classes in that length of time), in the same way that served as a medi-um for the construction and disclosure of the professional identity of the photogra-pher, considering the recent emergence of this craft. |
Assunto: | Fotografia - História - Séc. XIX Fotografia - Aspectos sociais Fotógrafos - Séc. XIX Teses EBA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31858 |
Data do documento: | 26-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiz H Vieira.pdf | Aberto | 10 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons