Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/31874
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise pedagógica de programas de educação alimentar e nutricional no Brasil: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Adalberto Nunes Rodrigues |
primer Tutor: | Vanessa Patrocínio Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Sônia Maria Nunes Viana |
Resumen: | A Educação alimentar e Nutricional, além de uma disciplina dos cursos de formação em nutrição, é uma ferramenta utilizada pelos profissionais nutricionistas para promover a mudança dos hábitos alimentares e consequente promoção da saúde individual e coletiva. A literatura na área encontra-se em constante expansão e a cada dia novas técnicas pedagógicas são adotadas como forma de emancipar as pessoas, promovendo-lhes autonomia no cuidado da própria saúde e da família. Assim, torna-se importante a análise pedagógica das atividades científicas desenvolvidas na área para que seja fortalecido o crescimento, a melhoria e consolidação da Educação Alimentar e Nutricional como estratégia da Educação em Saúde. Os trabalhos científicos desenvolvidos por nutricionistas têm se mostrado relevantes como técnicas didático-pedagógicas, demonstrando a importância das abordagens da educação adaptadas para a Ciência da Nutrição. |
Abstract: | Food and Nutrition Education, in addition to a discipline of nutrition training courses, is a tool used by nutritionists to promote changes in eating habits and consequent promotion of individual and collective health. Literature in the area is constantly expanding and new pedagogical techniques are adopted every day as a way to emancipate people, promoting autonomy in the care of their own health and the family. Thus, it becomes important the pedagogical analysis of scientific activities developed in the area to strengthen the growth, improvement and consolidation of Food and Nutrition Education as a strategy of Health Education. The scientific work developed by nutritionists has proved to be relevant as didacticpedagogical techniques, demonstrating the importance of education approaches adapted to the Science of Nutrition. |
Asunto: | Educação Alimentar e Nutricional Educação em Saúde Saúde Educação Ensino Prevenção de Doenças Alimentação Nutrição em Saúde Pública Nutricionistas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31874 |
Fecha del documento: | 11-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ADALBERTO NUNES RODRIGUES - PARA UFMG.pdf | 263 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.