Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/31874
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise pedagógica de programas de educação alimentar e nutricional no Brasil: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Adalberto Nunes Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Vanessa Patrocínio Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Sônia Maria Nunes Viana |
Resumo: | A Educação alimentar e Nutricional, além de uma disciplina dos cursos de formação em nutrição, é uma ferramenta utilizada pelos profissionais nutricionistas para promover a mudança dos hábitos alimentares e consequente promoção da saúde individual e coletiva. A literatura na área encontra-se em constante expansão e a cada dia novas técnicas pedagógicas são adotadas como forma de emancipar as pessoas, promovendo-lhes autonomia no cuidado da própria saúde e da família. Assim, torna-se importante a análise pedagógica das atividades científicas desenvolvidas na área para que seja fortalecido o crescimento, a melhoria e consolidação da Educação Alimentar e Nutricional como estratégia da Educação em Saúde. Os trabalhos científicos desenvolvidos por nutricionistas têm se mostrado relevantes como técnicas didático-pedagógicas, demonstrando a importância das abordagens da educação adaptadas para a Ciência da Nutrição. |
Abstract: | Food and Nutrition Education, in addition to a discipline of nutrition training courses, is a tool used by nutritionists to promote changes in eating habits and consequent promotion of individual and collective health. Literature in the area is constantly expanding and new pedagogical techniques are adopted every day as a way to emancipate people, promoting autonomy in the care of their own health and the family. Thus, it becomes important the pedagogical analysis of scientific activities developed in the area to strengthen the growth, improvement and consolidation of Food and Nutrition Education as a strategy of Health Education. The scientific work developed by nutritionists has proved to be relevant as didacticpedagogical techniques, demonstrating the importance of education approaches adapted to the Science of Nutrition. |
Assunto: | Educação Alimentar e Nutricional Educação em Saúde Saúde Educação Ensino Prevenção de Doenças Alimentação Nutrição em Saúde Pública Nutricionistas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31874 |
Data do documento: | 11-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ADALBERTO NUNES RODRIGUES - PARA UFMG.pdf | 263 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.